quarta-feira, 12 de maio de 2010
ARTE MOBILE 2010
Século XXI e as chamadas Arte Digital, Cibernética, Virtual e Arte Mobile ganham cada vez mais espaço na arte, e, se a sociedade está acompanhando as novidades do mercado, também o artista deve explorar com criatividade essas novas linguagens.
Nossa proposta foi formar o coletivo “AppMobCom”, composto por artistas, comunicadores, fotógrafos e tecnólogos, para mostrar a arte contemporânea brasileira enriquecida com o uso de ferramentas tecnológicas. Demonstrar a interdependência aos atraentes telefones celulares e seus serviços interativos, questionando as distâncias e a velocidade, que parecem diminuir a cada segundo.
Acreditamos que as novas tecnologias não significam o fim, mas um meio à disposição da liberdade do artista, que unidas às técnicas e aos suportes tradicionais, subvertem a percepção e sensibilidade do observador, propondo uma linguagem diferente para a arte.
Na série “LIGUE”, iniciada em 2010, não nos contentamos com a visão pronta, mas com o desafio de instigar o observador a criar suas próprias experiências para a beleza da arte.
O maior destaque da nossa série está no primeiro aplicativo de Arte Mobile, publicado na Apple Store, que utiliza o avançado sistema de “Realidade Aumentada”, com referência de imagem para exibir a obra no visor de um telefone celular iPhone. O trabalho chama-se “Invisível”. É inspirado na frase de “Antoine de Saint Exupéry – O essencial é invisível aos olhos”. Criamos uma mandala virtual que se sobrepõe às imagens reais, podendo ser manipulada com a ponta dos dedos em movimentos de aproximação e rotação que em seguida pode ser fotografada para envio e exibição em um site de rede social através da internet do telefone. www.flickr.com/in_visivel . A imagem é composta por frases de filósofos, poetas e pensadores que remetem a diversos sentimentos, invisíveis aos olhos
Esse trabalho está sendo apresentado no IV Mobilefest – Festival Internacional de Criatividade Móvel de 24 a 28 de maio de 2010; no 17th IWSSIP 201O - International Conference on Systems, Signals and Image Processing de 17 a 19 de junho de 2010; e no WWDC 2010 - Apple Worlwide Developers Conference de 7 a 11 de junho de 2010.
Continuando com a série “LIGUE”, desenvolvemos um audacioso trabalho de Arte Mobile que transforma e apropria na forma de liberdade poética o fabuloso icone da expressão moderna e símbolo da descontrução dos preconceitos, “Rainbow Flag”. A obra inicia-se num aplicativo para iPhone que tira fotos e insere sobre elas efeitos com as cores do arco-íris. As fotografias também são enviadas pela internet e compartilhadas nas redes sociais dos usuários. Imagens selecionadas farão parte de um grande painel exposto em nossa próxima exposição. Um jeito divertido, original e diferente de criar a sua própria galeria de imagens e participar desse fantástico movimento que a cada ano aumenta o número de simpatizantes em todo o mundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário